sexta-feira, 23 de julho de 2010

O que Significa Homeostase Ambiental?

Termo originário do grego, homeo (similar, igual) , stasis (estático), homeostase é o equilibrio interno de um organismo. Exemplo: Regulação térmica.
Porém, alguns ambientalistas acreditam que o termo também pode ser empregado em meio externo. Desta forma chegamos a Homesostase Ambiental, termo utilizado para identificar as relações necessárias para a manutenção de interrelação das muitas variáveis do meio ambiente (pH, concentrações de íons, temperatura, oxigênio dissolvido, dióxido de carbono entre inumeros outros) de forma estática ou em constante condições de renovação e homogeneização, o equilibrio dinâmico.
De maneira holística, homeostase pode ser definida como equilibrio indispensável para a sustentação da vida.

2 comentários:

  1. Muito interessante este tema..é muito importante o conhecimento na area ambiental, o blog servirá como fonte de pesquisas e curiosidades..Parabens!!!

    ResponderExcluir
  2. Katlyn Sônego Spillere25 de julho de 2010 às 06:27

    Parabéns pela iniciativa, Humberto. Cada dia mais a consciência ambiental é necessária para o nosso bem viver neste planeta... Espero encontrar muitas informações e dicas de como podemos contribuir para melhorar o mundo a partir de nossa casa. Um beijo e sucesso com a blog.

    ResponderExcluir