É de conhecimento de todos que a água é o elemento mais importante para a sobrevivência de todos os seres vivos. Sem ela, o planeta seria totalmente inabitável. Porém, mesmo assim, a humanidade tem consumido esse recurso sem qualquer controle, desperdiçado este elemento valioso.
Dados divulgados pela ONU em 2006 apontam que até 2050 mais de 45% da população mundial não terá acesso à água de boa qualidade, para suprir suas necessidades. Se prestarmos atenção, este problema já está presente no nosso cotidiano.
Uma das teorias para o surgimento da água no planeta foi quando a Terra, até então uma bola incandescente, formada por um conjunto de gases, liberou esses de seu interior. Alguns desses gases eram compostos de amônia, hidrogênio, metano e o vapor d’água. A água foi liberada através das atividades vulcânicas há bilhões de anos atrás quando o planeta se resfriou, dando inicio ao ciclo hidrológico do planeta.
A água do planeta, quase em sua totalidade, está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (cerca de 2,9%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície (água subterrânea). Só uma fração muito pequena (cerca de 1%) de toda a água terrestre está diretamente disponível ao homem e aos outros organismos, sob a forma de lagos e rios, ou como umidade presente no solo, na atmosfera e como componente dos mais diversos organismos. (Universidade Federal de Santa Catarina).
“Temos pouca água para o nosso consumo nos rios e lagos, sendo que a maior parte está nas geleiras e aqüíferos (água subterrânea)”, disse Waverli - Universidade Metodista de São Paulo. Segundo ela, países árabes têm levado icebergs içados de navio para suprir a escassez de água em seus territórios, causando um grave impacto ambiental.
Para pensar:
- Fabricar 1 (um) quilo de aço são necessários 600 litros de água.
- Fabricar 1 (um) litro de cerveja precisa de três a quatro litros. “A maior produtora de cerveja do Brasil gasta por ano 30 bilhões de água.
- Para se fazer uma folha de papel sulfite se gasta 380 litros.
- Se todas as pessoas do mundo consumissem como os americanos, seriam necessários cinco planetas Terra.
Se hoje a guerra é pelo petróleo, é bem provável que daqui a alguns anos, essa guerra seja pela água. E com certeza o Brasil será alvo de muitos países, pois possui cerca de 13,7% de toda água potável existente.
Uma alternativa para esse grande problema seria suprir as necessidades das futuras gerações com o uso das águas subterrâneas. Um dos maiores aqüíferos do Brasil e do mundo localiza-se no Sul do país e também faz o abastecimento de cidades vizinhas. Seria uma possibilidade segura, se não existisse a possibilidade dessa reserva já apresentar níveis de contaminação. Outro problema com relação as águas subterrâneas é devido ao uso indiscriminado, fazendo com que algumas cidades afundem literalmente devido a drenagem, como a Cidade do México (México).
Com essa atual carência de água, a reciclagem e o reaproveitamento, surgem como alternativas para o uso racional da água. A técnica de reciclagem da água pode ser definida como sendo o reaproveitamento da mesma para uma função específica, apesar da alteração de suas qualidades físico-químicas e microbiológicas em função do próprio uso.
Investir na recirculação, recuperação e reúso da água, além de poder salvar a vida na Terra, apresenta-se como uma técnica que posibilita uma grande economia.
Fonte: Humberto Sônego - 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário