sábado, 16 de outubro de 2010

O Planeta Terra já terminou com os recursos deste ano

Segundo cálculos realizados pela ONG Global Footprint Network (GFN) no dia 21/08 deste ano, os habitantes da Terra esgotaram os recursos que o planeta lhes proporciona para o período de um na, passando a viver utilizando os créditos relativos ao próximo ano.

De acordo com o estudo, foram necessários apenas 9 meses para esgotar totalmente o que seria o orçamento ecológico de um ano inteiro.

A GFN calcula periodicamente o dia em que vão acabar os recursos naturais que o planeta é capaz de fornecer pelo período de um ano, consumidos pela humanidade de maneira despreocupada, aí incluída o consumo de água doce e matérias-primas, entre elas as alimentares.


No ano de 2009, de acordo com Mathis Wackernagel , o limite foi atingido no dia 25 de setembro, porém isso não quer dizer que o desperdício tenha sido diferente.

Para o ano de 2010 foram realizadas revisões nos cálculos, desta forma observou-se que haviam superestimado a produtividade das florestas e pastos, com sua capacidade de regeneração e absorção de nossos excessos e emissões, o que torna os resultados ainda mais agravantes.

Para efetuar este cálculo os pesquisadores da GFN baseiam-se numa equação formada pelo fornecimento de serviços e de recursos pela natureza e os compara ao consumo humano, aos dejetos, resíduos e emissões poluentes, como o CO² , gerados pela própria humanidade.

Só para se ter idéia, a ONG afirma que em 1980, cerca de 30 anos atrás, nossa pegada ecológica era equivalente aos recursos disponíveis na Terra. Nos dias de hoje, nosso consumo faz extrapolar esse número em 50%.


Desta forma “se gastamos nosso orçamento anual em nove meses, devemos provavelmente muito preocupados: a situação não é menos perigosa quando estamos tratando de nosso orçamento ecológico” relata Wackernagel.

O mesmo completa: “A mudança climática, a perda da biodiversidade, o desmatamento, a falta de água e de alimentos são sinais de que não podemos mais continuar a consumir o nosso crédito”.

Para que seja possível inverter esta tendência, é necessário “que a população pare de crescer e comece a diminuir” um tabu que começa a ser desmistificado vagarosamente entre os demógrafos e os defensores do meio ambiente, inclusive entre membros das Nações Unidas.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/783741-terra-termina-reursos-do-ano-no-sabado-calcula-ong.shtml

Mais uma vez o responsável pelo grave problema apresentado é a postura da população mundial, referente ao seu modo de consumo.

Isso tem que parar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário